terça-feira, 30 de novembro de 2010

13 Curiosidades Bíblicas


Veja abaixo algumas curiosidades bíblicas apontadas por Silas Yudi, autor do blog Eu vivo a Bíblia.
  1. A Bíblia é o livro mais lido e vendido do mundo, com cerca de 4 bilhões de cópias. E a Bíblia é um consenso em quase todas as listas divulgadas em todo o mundo.
  2. O nome Bíblia vem do grego “Biblos”, e significa “livros”, ou “biblioteca”. Os primeiros a chamar as Escrituras Sagradas de “Bíblia” foram os discípulos de Jesus Cristo, no Século II d.C.
  3. Pelo menos 99,9% dos textos atuais da Bíblia são puros, ou seja, menos de 1% apresenta alterações ou variações em relação aos textos originais.
  4. Existem até hoje mais de 5.000 manuscritos do Novo Testamento, a maioria com data bem próxima à dos originais. É o mais bem documentado dos escritos antigos.
  5. A Bíblia demorou cerca de 1.500 para ser formada.
  6. A divisão em capítulos foi inserida somente em 1227, pelo professor universitário parisiense Stephen Langton.
  7. E a divisão em versículos foi inserida três séculos depois, em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Essas divisões foram aceitas por todos, inclusive pelos judeus.
  8. A Bíblia foi escrita em Hebraico (Antigo Testamento), Aramaico (algumas partes do Antigo Testamento) e em Grego (Novo Testamento).
  9. A Bíblia tem 66 livros, 1189 capítulos, 31.102 versículos.
  10. A Bíblia possui uma unidade incrível: Mais de 40 autores, com culturas, sociedades e épocas diferentes (mais de 1500 anos), mas um único assunto: o amor de Deus pela humanidade e Seu plano de Salvação (João 3.16-17).
  11. Apesar de Gênesis ser o primeiro livro da Bíblia e tratar do início e da criação do universo, há a possibilidade do livro mais antigo da Bíblia ser o livro de Jó.
  12. O período histórico de Gênesis cobre mais tempo do que os outros 65 livros da Bíblia juntos.
  13. Há somente dois livros da Bíblia onde não aparece a palavra Deus: Ester e Cantares.

Amigo Secreto IDBBC 2010

Boa Noite amados Irmãos!
Dia 11/12/2010 será realizado na Igreja de Deus no Brasil da Barra do Ceará o nosso "AMIGO SECRETO", não faltem!